A Informação move o mundo!!
Bem vindo ao Blog da MVV Inteligência!
da gestão da informação para tomada de decisões estratégicas.
Navegue ao lado nos temas trabalhados em cada artigo.
Se quiser recebê-lo, fique à vontade para se cadastrar usando o formulário.
Pode deixar, a frequência não será tão intensa, e os assuntos são realmente interessantes!
Enjoy!
Big Data x Smart Data
O Big Data descreve grandes quantidades de dados, não estruturados e estruturados, coletados diariamente pelas organizações. Esse Big Data pode ser filtrado e transformado em Smart Data antes de ser analisado em busca de insights, […]
Fala que eu te escuto
Já estou neste mercado há mais de 20 anos. Ainda me espanto quando um head da área comercial comenta que a equipe de vendas não planeja os negócios baseados na análise de necessidades de seus […]
Os 4Ps do Marketing Moderno
Se você trabalha com marketing, ou já teve algum contato com isso, deve se lembrar dos famosos 4Ps de Philip Kotler.
Produto, Preço, Promoção (Comunicação) e Praça (distribuição) têm sido usados pelo mercado há mais de um século como uma forma de organizar os elementos essenciais de marketing.
Estes 4Ps foram criados na década de 40, quando proliferaram lojinhas de bugigangas nos Estados Unidos. Mais tarde, as gigantes do varejo, como as cadeias de hipermercados passaram a adotar os 4Ps.
Estes conceitos têm sido usados como uma forma de diferenciar produtos similares, produzidos massivamente em linhas de produção. Só o Ford “T” nos anos 20 vendeu mais de 15 milhões de unidades nas redondezas de Detroit.
Interferência digital
Apesar destes 4Ps terem sobrevivido por tanto tempo, é importante notar que os tempos estão mudando. Processos físicos antigos têm dado lugar à agilidade dos métodos digitais. Os profissionais de marketing passaram a questionar os tais elementos essenciais, à luz de plataformas online como mecanismos de busca, display e mídias sociais.
Um dos elementos fundamentais – a distribuição – literalmente está desaparecendo. A internet está redefinindo o ato da compra, ao substituir ambientes físicos por digitais.
Em seu último relatório de tendências, a projeção da consultoria Deloitte é de que, até 2020, a maior parte das atividades e gastos dos consumidores será realizada em canais digitais. O marketing tradicional e os canais de economia de escala devem se dissipar, com muitas etapas até o consumidor. Serão muito mais opções para que os consumidores realizem compras pela primeira vez e também as recorrentes.
Novos 4Ps têm surgido e ganhado força, modificando o ambiente competitivo para profissionais de marketing. Enquanto repensam campanhas na era digital, o foco está especialmente no coração do marketing digital: o search.
Presença & Constância
Historicamente produtos eram vendidos em gôndolas com uma etiqueta de preço, dentro de uma loja. Consumidores compravam em lugares físicos, que determinavam a relação com o cliente. Hoje, a internet obrigou as empresas a repensar seus modelos de negócio. Prateleiras, etiquetas de preço e lojas feitas de concreto e tijolos já não têm mais a mesma importância de antes.
O conceito de “lugar” tem evoluído para uma presença que nos permeia, chegando por diversos pontos. Isso permite aos consumidores realizar suas compras onde quer que estejam, na hora que desejem, da forma como quiserem. A internet e, mais especificamente, a experiência do consumidor de realizar buscas online, comumente chamada de “search”, mantém uma presença contínua em nossas vidas, em diversas formas – como notebooks, tablets, celulares, e outros dispositivos como os que mesclam realidade virtual com a vida real.
Assim como o “P” original (de distribuição) apresenta complexidade, seus elementos também não são simples. Conceitos como horário de funcionamento das lojas, tempo de espera nas filas e o processo no caixa para fechar a compra e efetuar pagamento estão se tornando obsoletos neste novo ambiente competitivo. O processo é ditado pelo acesso e pela presença constante do search.
Hoje os consumidores podem comprar papel toalha com um simples comando de voz através do seu assistente pessoal. Da mesma forma podem experimentar roupas virtualmente através de um dispositivo que combina realidade virtual com ambiente real. E até mesmo realizar uma pré-compra online que esteja pronta para retirada assim que chegarem ao estabelecimento.
Varejistas devem repensar suas possibilidades, construir relacionamentos mais profundos e permanentes com seus clientes, que transitam por ambientes físicos e digitais.
O Omnichannel faz parte das relações empresa-cliente atuais.
Até mesmo as lojas físicas estão passando por mudanças, na medida em que podem alcançar seus clientes no momento mais oportuno. Quando estão passando na frente de um display dentro da loja, clientes podem receber os mais diversos alertas. É possível gerar descontos personalizados e interagir diretamente com os clientes através de seus smartphones.
A noção de um produto físico se torna mais etérea no ambiente digital. Velocidade, conveniência e acessibilidade assumem maior importância no ambiente do search. A lanchonete do Jimmy só entrega lanches? Ou na verdade demonstra uma capacidade incrível de matar sua fome em pouquíssimo tempo? Qual é o produto oferecido? Quais outros produtos podem se materializar nesta grande feira online que nos permeia o tempo todo, onde quer que estejamos?
[…]
O Big Data do Pokemon Go
A revista Veja SP lançou esta semana uma reportagem sobre a invasão de Pokémons no mundo todo… Depois de viralizar em 37 países, o jogo de celular Pokémon Go chegou a São Paulo na quarta […]