0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Outro dia, durante uma palestra, me perguntaram se eu achava que a empresa deveria focar seus esforços em marketing de relacionamento ou nos canais digitais. Confesso que a pergunta me surpreendeu: será que é preciso optar?

Já ouviu falar dos 5 W do Marketing? Assim como gerenciamento de projetos, os 5 W do Marketing ajudam a pensar as ações de forma organizada. Através das premissas Who, When, What, Why, Where é possível planejar qualquer projeto. Acompanhe abaixo e você poderá compreender os motivos da minha surpresa…

Os 5 W do Marketing

Who

O público alvo de qualquer ação. Se antes trabalhávamos com marketing de massa (broadcast), a tecnologia nos permitiu sermos mais assertivos em nossas ações. Conciliar perfil do público x ação nos ajuda a focar cada atividade no público realmente interessado. Relevância é a palavra de ordem! O Narrowcast veio como uma resposta às necessidades de otimização de recursos. Sua tradução mais assertiva é o Mkt One to One.

When

O timming de cada ação deve ser pensado em termos da sua adequação. Da mesma forma que não entramos na casa dos outros sem antes sermos convidados, toda e qualquer ação de marketing deve ter intrinsecamente este sentido de timming. No mundo dos negócios, assim como em qualquer assunto, é importante chegar sem incomodar e, ao contrário, chegar em resposta à necessidades e anseios dos clientes. Por isso, nos projetos de comunicação dirigida, nós da MVV sempre trabalhamos na construção de uma boa Régua de Relacionamento, que considere os Momentos da Verdade para interagir.

What

Se não tem nada para dizer, não diga nada. Ou se não tem nada que valha a pena seu cliente receber, não o perturbe. Cada assunto tem o seu público, bem como a forma de trabalhar cada mensagem de forma a estar adequada ao perfil de cada receptor. É por isso que já a algum tempo o Marketing de Conteúdo tem sido valorizado no sentido de trabalhar a relevância da comunicação das empresas.

Why

Antes de sair pelo mundo executando milhares de ações, é preciso determinar objetivos e metas mensuráveis. Indicadores claros e uma gestão continuada são as principais ferramentas de um bom gestor. Desta forma, todos os instrumentos de Analytics disponíveis (seja para medir desempenho de canais, de esforços de vendas, de campanhas, etc.) são bem-vindos! O gestor de marketing antenado deve utilizar todo analýtics disponível para acompanhar e bater os objetivos propostos.

Where

Canais presenciais, digitais, eventos, ações… onde lançar as ações de marketing? Os canais digitais, com destaque para as redes sociais, multiplicaram as possibilidades de ações, sem grandes impactos no custo das campanhas. Empresas que não atuam com Marketing Multicanal (Multichannel Marketing) estão diariamente perdendo oportunidades. Porque? Simplesmente por não acompanharem seus consumidores. É aqui que entram os Canais Digitais (e as Redes Sociais). E não basta colocar a mesma mensagem em vários canais. Na verdade, cada canal se comunica com seus consumidores de forma diferente. Alguns são imediatos e bastante interativos, enquanto outros, mais convencionais. Entrar no mundo digital sem se preparar anteriormente para atender sua demanda e monitorar a montanha russa de imagem de marca que estes são capazes de gerar é um suicídio de branding! Ao contrário, saber combinar estes canais em uma estratégia coerente e sincronizada pode ser o impulso que faltava para sua marca.

Voltando…

Assim, voltando à pergunta da pessoa que estava em dúvida sobre investir em Marketing de Relacionamento ou Digital, minha impressão foi que o cobertor curto à qual ela se propunha estaria de alguma forma deixando os pés expostos (ou alguma outra parte igualmente gelada) …